Home Artigo

Artigo

Nosso projeto de valorização da Fapergs entre os anos de 2011 e 2014 incluiu primeiramente a expectativa de um aumento expressivo no orçamento financeiro disponível para programas de fomento à pesquisa científica no Estado do Rio Grande do Sul. Somaram-se a este objetivo a melhoria na infraestrutura física da instituição, bem como a melhoria da qualidade de trabalho do corpo de funcionários. Também prevíamos estabelecer uma maior interlocução com a sociedade civil e suas instituições, de forma a permitir uma maior visibilidade social da Fundação.

Passados estes quatro últimos anos podemos afirmar que avanços significativos foram produzidos para a consolidação da Fapergs. Devemos mencionar a grande captação de recursos externos para o lançamento de editais específicos de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos de excelência, que significou um aumento de 400% de recursos aplicados na Fapergs em relação ao quadriênio anterior, originando um total de 75 editais ofertados à comunidade científica do Estado. A oferta de mais de R$ 320 milhões em recursos financeiros foi possível com a ajuda de grandes parceiros como Capes, CNPq, Finep, Ministério da Saúde, Ministério das Comunicações, Sebrae e Sistema Fiergs/IEL.

A nova sede no Centro Histórico, juntamente com o lançamento de nossa plataforma eletrônica Sigfapergs, possibilitaram uma maior agilidade administrativa e melhor atendimento ao público. Ao final do quadriênio, a aprovação do Plano de Cargos e Salários e a alteração na Lei de Criação coroaram o trabalho de recuperação da Fundação, possibilitando uma melhor condição de trabalho, bem como o vislumbre de uma nova era de investimentos.

Também, o Prêmio Pesquisador Gaúcho consolidou-se com sua quarta edição e a parceria inestimável de inúmeras instituições (Banrisul, Banco do Brasil, Badesul, Procergs, Sistema Ocergs SescoopRS, Simers, Adufrgs Sindical, Celulose Rio-Grandense, Porto de Rio Grande, Braskem, Sebrae, Fiergs/Sesi/Senai/IEL, SenarRS, Jornal do Comércio, Corsan, Cientec e Junior Achievement).

Não tenho dúvidas de que, completadas cinco décadas desde a sua fundação, a Fapergs consolida-se como uma Instituição fundamental para o Rio Grande do Sul, que dentro da nova configuração do Governo do Estado, poderá contribuir sobremaneira para o desenvolvimento tecnológico e industrial, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Nádya Pesce da Silveira, diretora-presidente da Fapergs