Home Introdução

Aprovação do Plano de Cargos e Salários pela AL-RS em 25/03/2014

O Rio Grande do Sul vem avançando gradativamente na área da ciência, tecnologia e inovação graças à integração entre o poder executivo, a sociedade e a comunidade científica. Protagonista nesse diálogo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) é um grande patrimônio dos gaúchos. Em processo de recuperação, a instituição ganhou uma moderna sede no Centro Histórico de Porto Alegre, mais condizente com sua importância e necessidade.

A Fundação atua como uma das 25 agências de fomento à pesquisa do País. Com recursos previstos na constituição, financia projetos de pesquisa de instituições públicas e privadas sem fins lucrativos e de pesquisadores gaúchos. Além disso, o dinheiro é investido na concessão de bolsas, intercâmbio de pesquisadores, divulgação de trabalhos científicos, parcerias com empresas de base tecnológica, entre outras atividades.

Em 2014, depois de 50 anos de espera, a Fapergs conquistou uma grande vitória com a sanção da alteração na sua Lei de Criação, resultando no aumento da agilidade administrativa e melhora no atendimento à comunidade científica. O novo Plano de Cargos e Salários também foi aprovado, valorizando os rendimentos dos servidores e equilibrando com os valores pagos nas demais fundações.

Nova sede no Centro Histórico, inaugurada em maio de 2013

Na retomada do papel de destaque, a Fundação obteve importantes resultados ao investir em ciência e tecnologia sem causar grandes impactos nos cofres públicos. Além de manter a pesquisa científica ativa, a atuação da instituição caracteriza-se atualmente pelo apoio a projetos que garantam o desenvolvimento regional e a transferência de tecnologia.

Nova sede, mais condizente com a importância e necessidade da fundação

Os avanços estruturais e os investimentos obtidos no último quadriênio demonstram que a Fapergs é uma empresa pública rentável e crucial para inovar o sistema produtivo e desenvolver a economia do Rio Grande do Sul.