Home Fomento

Fomento - Saúde Pública

Seminário apresenta resultados do PPSUS no Hospital de Clínicas

O Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma das principais ferramentas de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio do financiamento de pesquisas científicas, o programa busca melhorar a gestão da saúde pública brasileira. Além de formar e capacitar recursos humanos (alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado), consolida grupos de pesquisa, qualifica a infraestrutura de laboratórios, difunde conhecimento em eventos internacionais e desenvolve programas educacionais.

O PPSUS é uma parceria da Fapergs com o Ministério da Saúde, CNPq e Secretaria Estadual da Saúde. São liberados até R$ 50 mil para projetos da Faixa A (exclusiva para mestres) e R$ 150 mil para Faixa B (exclusiva para doutores). Os projetos financiados beneficiam áreas como o atendimento ao idoso, gestantes, cuidado ao câncer infantil e portadores de deficiência, a eficácia de plantas medicinais, saúde alimentar, vigilância de doenças transmissíveis, uso racional de medicamentos, hipertensão arterial, doenças respiratórias e células-tronco.