Home Prêmio Pesquisador Gaúcho

Prêmio Pesquisador Gaúcho

Principal distinção voltada à comunidade de cientistas, o Prêmio Pesquisador Gaúcho demonstra a importância da pesquisa científica na melhoria de vida da população e no desenvolvimento econômico estadual. Para isso, reconhece o trabalho de excelência nas mais variadas áreas do conhecimento em nível estadual, nacional e internacional. Os agraciados incluem doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de ensino superior, ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e profissionais atuantes em micro e pequenas empresas.

Além de popularizar a ciência, estimula a cultura da inovação nas cadeias produtivas do Estado e a busca por soluções tecnológicas ambientalmente sustentáveis. Em cada edição, contemplam-se especialistas em sete áreas do conhecimento, incluindo as categorias que avaliam jovens cientistas, pesquisadores na indústria e estudos alusivos ao tema anual proposto pela Assembleia Geral das Nações Unidas – 2015 é o Ano Internacional da Luz.

O evento é uma repaginação do antigo Prêmio Fapergs, instituído em 1977 com periodicidade bianual. Foram realizadas 15 edições até sua extinção em 2007. Quatro anos depois, retornou com força total e nova alcunha, demonstrando que o incentivo à inovação é prioridade no Estado. A premiação é uma parceria com o Sistema Fiergs.