Home Conclusão

Importância dos Parceiros

Ao analisarmos as dificuldades e desafios do Rio Grande do Sul para que sua indústria se torne mais competitiva, devemos relacioná-las com a capacidade da comunidade científica gaúcha de produzir conhecimento e de transferir experiência para alavancar a intensidade tecnológica de setores industriais.

As parcerias que se estabelecem entre a Fapergs e órgãos estatais e privados são fundamentais para garantir que a pesquisa científica atinja seus meios e finalidades.

Dentre os parceiros, destacam-se a Capes, o CNPq, o Ministério da Saúde e a Finep. Grandes parceiros também têm sido o Sebrae-RS e o Sistema Fiergs, através do Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O desafio que se coloca agora é proporcionarmos um crescimento acelerado nestas relações, colocando o conhecimento gerado pela academia científica a serviço da geração de novas tecnologias, além de incrementar o papel do estado e do país na produção científica internacional.