Home Conclusão

Repasses Constitucionais

Recentemente, a Fapergs destacou-se em nível nacional com o programa Tecnova-RS, que está  repassando recursos de subvenção a 50 micro e pequenas empresas de base tecnológica do estado. Estabeleceu-se no último triênio uma rede de cooperação que incluiu secretarias de estado, ministérios, Finep, Capes, CNPq, Sebrae, Sistema Fiergs, Badesul e Rede de Incubadoras e Parques Tecnológicos. Foram avanços patrocinados pelo repasse de recursos financeiros estaduais, bem como pelo estabelecimento de convênios com instituições federais.

Este cenário proporcionará, a médio prazo, que a Fundação obtenha verbas crescentes do Tesouro do Estado, aumente a captação de recursos federais, atraia investimentos internacionais e empresariais, sem abandonar a missão de fomentar o apoio às pesquisas científicas na fronteira do conhecimento. E, ainda, possibilitando a transformação de nossa indústria agropecuária e de serviços.

Abaixo, veja o gráfico do repasse orçamentário previsto constitucionalmente, o orçamento histórico aprovado pela Assembleia Legislativa, além do que foi efetivamente repassado para garantir o fomento à pesquisa no estado: